Conheça os padrões de tomada nos paises mais visitados por brasileiros

Notícias

Qualquer turista contumaz já deve ter anotado no ´check list´ de bagagem um adaptador de tomadas. O padrão brasileiro de plugue, usado em equipamentos como o carregador de notebook, não é, digamos, muito popular.

Melhor ainda são os modelos universais: quem viaja à Argentina não encontra a mesma tomada se passar as férias seguintes na Inglaterra.

A confusão tem explicação: na época em que reuniões para decidir um plugue universal seriam realizadas, a Segunda Guerra Mundial estourou; enquanto as conversas não foram retomadas, cada país criou seu padrão.

De lá para cá, 14 tipos de plugue foram patenteados em diferentes locais -alguns, como o americano, copiados em mais de 40 países.

´´Por isso, a possibilidade de universalização é vista hoje como muito remota´´, diz Reinaldo Lopes, professor de engenharia elétrica da FEI.

Um dos padrões imaginados para ser o universal, aliás, é muito semelhante ao adotado pelo Brasil desde 2010 (batizado de tipo N).

Mas ele está entre os menos usados no mundo; além do Brasil, só existe na África do Sul –o H é o menos popular, exclusivo de Israel.

Por trás do design de um plugue com dois ou três pinos não há decisões propriamente técnicas.´´Leva-se em conta a segurança, mas o pino chato usado no padrão americano, por exemplo, não é necessariamente mais seguro do que o redondo do plugue europeu´´ diz Lopes.

São mais decisivas para evitar acidentes medidas como a do plugue N, desenhado para ser encaixado em uma tomada com concavidade.

Para facilitar a vida do turista, levantamos, com base nas informações da Comissão Eletrotécnica Internacional, os padrões de tomadas usados nos 20 países mais visitados por brasileiros, nas Américas, na Europa e na Ásia –segundo estimativas da OMT (Organização Mundial do Turismo) e da Embratur.

Veja no quadro abaixo qual é o plugue adotado no país que você pretende visitar. E, confira também uma seleção de adaptadores universais para colocar na mala.

Compartilhe: